guido
1 - Para usar todos cores do CPU, você deve configurar no arquivo conf do cpuminer, exemplo:
"threads" : 0, <- Aqui você determina quantos threads vão ser usados, cada thread executa um determinado trabalho na pool ou procura uma certa quantidade de hashs, para o bloco. Usando 0 define que os threads é igual a quantidade de núcleos.
"cpu-priority" : 0, <- 0 usa a prioridade de CPU normal, o mesmo pode ser feito no Task Manager do Windows, alterando no processo a prioridade do CPU, variando de normal a tempo real(poide travar o sistema).
"cpu-affinity" : -1, <- Usa todos nucleos do CPU, o mesmo pode ser feito no Task Manager do Windows, alterando no processo a afinidade do CPU, a quantidade depende de quantos nucleos o processador tem.
Estudando essas configurações, você determina o melhor desempenho na sua mineração.
2- Caso você minere solo, você vai deixar aberto a carteira. No segundo computador, use o ip de rede local (como 192.168.1.2 ou 10.0.0.2), o mesmo que tem no computador com a carteira aberta. Lembrando de abrir as portas.
4- A transferência da mineração é quase que instantâneo, provavelmente seu processador não tem muita usabilidade na mineração, sendo que GPU's e Asics são mais usados.